segunda-feira, 28 de março de 2011

Hora do Planeta, Bicicleta, Micarla


No dia 26, dia da Bicicletadda Natal, dia também da mobilização global da Hora do Planeta, resolvi prestigiar o apagar de luzes da árvore de Natal da cidade que recebe este mesmo nome. Estava lá a chefe do executivo municipal e uma quantidade pequena de gente, "gente igual a gente", que na sua maior parte eram pessoas ligadas a prefeitura, cargos comicionados, como também amigos pessoais da prefeita Micarla de Sousa, alguns secretários e vereadores( puxas sacos) - caras que a gente dificilmente vê nas ruas, senão na época de eleição.

Cada um com seu carro popular ou de luxo, perfurmados, engomadinhos, bonitinhos para uma "festa", contando com a participação do grupo cultural Folia de Rua e apresentação da escola vencendora do Carnaval de Natal, que nem mesmo sei o nome.

Destaco que para esta última apresentação, algo tanto cômico ocorreu: ao mesmo tempo que um ato de desrespeito aos artistas - depois de ter passado uma parte da apresentação - pararam de dançar, após uma viatura cortar o número carnavalesco, quebrando todo o clima que já não existia em plena noite de sábado chuvosa, muitos se perguntaram se já tinha acabado a apresentação, pois estava quase vazio o espaço; tentei avistar a prefeita e ela já parecia ter ido embora, não a vi. Até que um membro de sua assessoria veio dizer para continuar. Tive vergonha alheia nesse momento.

Lá, enquanto a prefeita parecia mesmo valorizar a cultura de Natal, o que não vemos isso como ação política concreta dentro da cidade, mas apenas mera troca de palavras que findam não se cumprindo.

Também existiam pessoas insatisfeitas ali! Existiam cidadãos descontentes, mesmo poucos, acusando ainda mais a impopularidade da gestão de Micarla de Sousa, representando aqueles outros 84% de desaprovação da população, que obviamente não compareceu. Eramos nós...

Gatos pingados, que prestigiaram esse evento, levaram na mente e na ponta da língua a insatisfação, mesmo que permanessemos em silêncio de protesto. Refleti a cada palavra da prefeita dada, a cada flash comprado.

Não se pode calar o verbo das pessoas, mesmo que se tente ludibriar a população através da busca estratégica, a exemplo, da nossa querida prefeita , querendo tornar essa gestão - falida politicamente - agora comprometida com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O que nunca foi nesses dois anos de mandato.

Na real? A coisa tá feia!

Nessa Bicicletada contamos com a participação de Raniere Barbosa, vereador, presidente de uma comissão da câmara municipal de Natal sobre Mobilidade Urbana. Falando nisso, uma audiência pública será realizada, dia 18 de maio de 2011, às 08:30 horas, com um debate sobre “Mobilidade Urbana: A Importância de Ciclovias em Natal”, proposto pelo Vereador George Câmara.

Frase da semana: "Eu penso coletivamente para encontrar-me nas ruas sozinho?!" (Bicicleta Alternativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário